Por Ava Gilchrist (20 de Abril de 2022)
‘Núcleo de bale’ (balletcore) é a tendência adjacente de conforto, que varre o TikTok com mais de seis milhões de visualizações apenas na hashtag.
Agora, as protagonistas de Hollywood estão consolidando o status da estética como rival na nova coleção da grife de moda feminina Rodarte.
Laura e Kate Mulleavy, a dupla de irmãs de Los Angeles por trás da marca, tornaram-se sinônimos de retratos estilizados e vinhetas magistrais que apresentaram no lugar de uma passarela para suas coleções.
Na verdade, você poderia argumentar que seu lookbook de tática de guerrilha Primavera/Verão 2020 foi pioneiro no aumento das apresentações de moda digital que prevaleceram durante a pandemia.
Para sua coleção mais recente, um conjunto meticulosamente selecionado de atrizes emergentes canaliza o espírito de Anna Karenina, a socialite russa envolvida com amor e luxúria, e Odette de Swan Lake.
Pessoas como Mandy Moore, Lili Reinhart, Camila Mendes, Iris Apatow, Charli XCX, Kaitlyn Dever, Lara Condor, Jasmin Savoy Brown e Josephine Langford reinterpretam tropos de balé, leia-se: vestidos de tule, sapatilhas de ponta e malhas com novo zelo, jogando fora os arquétipos do que um conjunto de balé tradicional deve ser.
A coleção é fantástica combinando a natureza subversiva e inesperada dos designs da Rodarte com a tradição e a beleza atemporal da estética do balé. Mais ainda, esta coleção não é uma interpretação exagerada do balletcore, é genuinamente usável e não vai fazer você parecer que está brincando de vestir. Na verdadeira forma Rodarte, as silhuetas contrastam entre os slips de cetim justos e os volumosos vestidos de manga bufante. A paleta de cores é rosa millennial e azul bebê, mas toques de laranja queimado de sol ou carmesim ousado lembram que há mais nas peças do que aparenta.
Apesar do balletcore ter aumentado em popularidade este ano, essa tendência não é nova de forma alguma. O designer australiano Zimmermann aproveitou o balé para sua coleção primavera/verão 2020 intitulada ‘The Dancer’.
Durante o Paris Fashion Week, a Miu Miu fez um caso para que as sapatilhas de ponta fossem usadas como sapatilhas de balé, com o número de cetim se tornando um favorito da temporada. Simone Rocha também prestou homenagem ao folclore irlandês que inspirou Swan Lake com sua coleção etérea na London Fashion Week.
Também vale a pena notar a correlação entre o polêmico ‘Fox Eye’ de Julia Fox e a maquiagem de Natalie Portman no filme vencedor do Oscar de 2010, Cisne Negro. A única coisa que precisamos para complementar a coleção? Uma noite no balé, claro.
Matéria: Elle Australia.